top of page

CREATINA - RESUMINHO DA NUTRI

O que é creatina?

 

É uma substância natural que é produzida pelo corpo a partir de 3 aminoácidos: GLICINA, ARGININA E METIONINA. Sendo armazenada principalmente nos músculos

É um dos suplementos mais populares entre praticantes de exercícios físicos e um dos que mais aumentaram o número de pesquisas nos últimos anos.

 

Alguns dos principais benefícios da creatina são:

 

Fornecer energia rápida durante atividades de alta intensidade e curta duração (musculação)

Melhor desempenho no exercício

Aumento da força muscular

Aumento da massa muscular

Possíveis benefícios neurológicos em idosos.

 

 

Creatina causa dano renal?

 

Ela é metabolizada fisiologicamente (normal), em creatinina, por isso os níveis de creatinina sérico, podem aumentar em que faz uso, porem isso não significa que cause danos renais.

São vários os estudos conclusivos que mostram que a creatina não causa danos aos rins.

 

Qual o melhor horário para consumo?

 

Não existe um horário ideal, o melhor horário é aquele que o paciente não esquece de tomar, pois os benefícios da creatina estão relacionados ao uso crônico, 7 dias na semana, contínuo em dias de treino ou não.

Porém alguns estudos demonstram que após o treino existe um efeito melhor para ganho de massa muscular.

Em relação a força, estudos demonstram que o horário não interfere.

 

Pode tomar junto com o whey?

 

Para otimizar os efeitos pode-se consumir junto com carboidratos e proteínas

Mas não é necessário , se consumir somente com água , terá os seus benefícios preservados .

 

Café x creatina

 

A creatina não interfere no efeito da cafeína

Porém, é possível que o café atrapalhe a ação da creatina, se for consumido em excesso, em doses altas e concentradas e com constância, então um cafezinho não interfere, mas se for café em grande quantidade, muito concentrado ou ainda uma suplementação de cafeína, o ideal é fazer em horários diferentes.

 

Creatina e peso na balança

 

A creatina pode aumentar o peso corporal na balança, devido ao aumento de” água” intramuscular, e a médio e longo prazo ao aumento da massa muscular, podendo ocorrer um aumento de até 2%. Mas não significa que houve aumento de gordura corporal. Lembre-se que peso na balança não deve ser o único parâmetro para aumento de gordura em pessoas treinadas.

 

Creatina para gestante:

Não existem estudos sobre o uso de creatina por gestantes e lactantes. Por isso eu não recomendo na minha pratica clínica.

 

 

Fala Nutri:

 

Eu seleciono protocolos de atendimento de acordo com cada caso, com cada paciente. Isso envolve analisar a queixa principal, objetivo, situação clínica atual (sinais e sintomas) e histórico do paciente, dentre outros fatores.

Por isso, não é regra que todos saiam aqui do consultório com prescrição de creatina já na primeira consulta, mesmo que treinem ou por ser uma excelente indicação para idosos por exemplo.

É necessário avaliar a situação atual, se o paciente tem sinais e sintomas de outros fatores que precisam ser priorizados, é possível que a creatina não seja a minha primeira escolha em uma primeira etapa do tratamento.

Mas caso o paciente já venha com orientação por um médico ou nutricionista para fazer uso, e se eu entender que não trará prejuízo ao quadro atual do paciente, mantenho a prescrição.

Eu desenvolvi um cronograma de atendimento, no qual tenho algumas etapas para solucionar as queixas dos pacientes, por isso é importante salientar que a consulta única não é suficiente para um atendimento integrativo e eficiente. O mínimo que o paciente é acompanhado aqui no consultório são 40 dias podendo optar por tratamentos de 3 meses, 6 meses até 1 ano. Por mais que as pessoas desejem resultados rápidos e “milagrosos” sabemos que não é viável, saudável e sustentável.

 

Para saber se a creatina é para você, consulte um profissional habilitado, assim a dose e as orientações estarão personalizadas para o seu caso.

 



Timing of Creatine Supplementation and Resistance Training: A Brief Review

 

Comments


bottom of page