Whey Protein . Sim ou Não ?
Muitos pacientes principalmente quando são praticantes de exercícios físicos chegam ao consultório com esta dúvida. Dra, eu vou ter que tomar shake? E a resposta sempre é a mesma DEPENDE.
Mas e afinal do que depende? Quando eu estou planejando em conjunto com o paciente, eu vou mostrando para ele, as suas necessidades de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, quando o paciente tem dificuldade de ingestão de proteína diária na quantidade adequada somente com a alimentação, porque o trabalho, a rotina do paciente não permite que ele realize refeições com a quantidade ideal, muitas vezes temos que introduzir a suplementação no seu planejamento, porém esta decisão sempre é realizada em conjunto com ele.
As proteínas tanto vegetal quanto animal, são distribuídas ao longo das refeições do dia, pois não é adequado a ingesta de proteína por compensação, isto é, passar o dia todo sem comer nada proteico e quando chega a noite comer “um frango”inteiro ou “uma caixa de ovos” para compensar , ou comer excesso de proteínas no almoço , e passar o dia todo sem ingerir mais nada proteico. Esse comportamento nutricional a longo prazo pode trazer prejuízos, por exemplo para a síntese proteica muscular, isto é, não aproveitar a proteína para a “construção de músculos “pois não conseguimos “usar” o excesso de proteínas em uma única refeição para esta finalidade
Por isso a distribuição proteica deve ser adequada ao objetivo, estado físico e nutricional atual, peso corporal, número de refeições diárias, dentre outros fatores.
Mas, caso o paciente não goste ou não queira ou não possa gastar com suplementos, nós sempre vamos manejar para que, o alimento seja prioritário.
Por isso, não existe uma regra ou afirmações científicas de que é inevitável suplementar para todos, mesmo os praticantes de musculação ou outras modalidades. O que é fato, é que existe uma necessidade diária individualizada e que precisa ser cumprida dentro do ideal por questões de saúde. Existem inclusive situações clínicas e comorbidades que exigem a alta ingestão de proteína por dia para recuperação.
Alguns alimentos fontes de proteína : carne, frango, peixe, ovos, feijão, ervilha, lentilha, soja.
Lembre-se na nutrição o planejamento deve ser individualizado e deve respeitar a individualidade , cada caso é um caso .
Comments