top of page

Rotina Alimentar , como está a sua ?


Ter uma rotina alimentar organizada contribui para processos de emagrecimento, ganho de massa muscular e todos os benefícios de uma alimentação equilibrada .

As rotinasde refeições, não são iguais para todos os pacientes, quando fazemos a organização , levamos em consideração as tarefas diárias , trabalho, estudos, vida social etc.

É importante entender-mos que : as refeições precisam seguir um padrão de composição, horário, distribuição , para ter maior proveito do planejamento.

Mas isso não significa ,que ela será igual pata todos, e também que será igual todos os dias . Por exemplo , pessoas que trabalham por escala , não conseguem manter a distribuição de horários das refeições igual todos os dias , e isso, temos que levar em consideração quando elaboramos o cronograma alimentar desses pacientes .

Uma estratégia nossa no consultório é não nomear as refeições , nós distribuimos elas ao longo do dia , e encaixamos nos horários que o paciente já as faz . Isso porque entendemos que existem fatores da vida e da rotina , que não conseguimos alterar , então as refeições precisam se adequar aos fatos já existentes , e com estratégias nutricionais bem colocadas, podemos dizer que essas adequações não são um problema.

O grande erro da maioria das pessoas que se frustam com dietas padronizadas ou muito flexiveis, é achar que , ser flexivel é não ter nenhuma regra ou nenhuma organização. A alimentação é também um ato social, precisa ser equilibrada e ao mesmo tempo não ser "chata" , mas não desorganizada . Veja algumas orientações que podem ajudar a começar uma rotina alimentar melhor.

  1. 1) Procure preparar as refeições principalmente de almoços e jantas antecipadamente, você pode fazer porções e congelar para toda a semana

  2. 2) Caso precise fazer refeições fora de casa , planeja antes aonde , e o que comer para não ficar "flutuando" em praças de alimentação, por exemplo.

  3. 3) Faça lista de compras antes de ir ao mercado para evitar comprar alimentos não nutritivos por impulso ou porque está com fome no momento da compra .

  4. 4) Mantenha a sua geladeira organizada ( falaremos disso em um outro post)



Se tiver dúvidas entre em contato pelo chat do site ou pelo whats (41) 99600-9131



Comments


bottom of page