top of page
Foto do escritorCinthia Fit

O que você precisa saber sobre Sarcopenia

É uma doença musculoesquelética caracterizada pela perda acentuada de massa muscular, perda de força e de função. Geralmente acomete idosos acima dos 70 anos com baixa atividade física , dieta inadequada (sarcopenia primária), pessoas acamadas, ou como consequência de outras doenças como câncer, doença renal crônica fase terminal, uso de substâncias etc. (sarcopenia secundária)

A sarcopenia é multifatorial e por tanto precisa ser vista de maneira holística. Algumas maneiras de avaliar a sarcopenia é através do Índice de massa corporal, força de preensão manual, velocidade da caminhada, equilíbrio, teste de sentar e levantar da cadeira, avaliação da composição corporal.Além disso alguns Biomarcadores podem ser utilizados para acompanhamento do tratamento: exames laboratoriais para avaliar: proteínas, vitaminas e hormônios.

Segundo o grupo Europeu de estudo em sarcopenia (EWGSOP), o critério de diagnóstico para sarcopenia deve ser realizado em etapas:

 

INVESTIGAR - AVALIAR – CONFIRMAR – CATEGORIZAR A GRAVIDADE

 

1º Suspeita clínica de sarcopenia

2º Avaliação da força muscular (Se reduzida pode indicar sarcopenia)

3º Avaliação da quantidade e qualidade muscular (confirmando ou não sarcopenia)

4º Se confirmada: é definida a gravidade através da performance física

 


O Grupo de estudos Europeu ainda classifica a sarcopenia em:

 

Sarcopenia aguda (duração de tempo < 6 meses, sendo uma condição aguda geralmente associada a uma doença ou lesão aguda

 

Sarcopenia Crônica (duração de tempo > 6 meses, estando provavelmente associada a condição crônica e progressiva, aumentando o risco de mortalidade 

 

 

Algumas ocorrências em consequência da sarcopenia:

 

-Quedas

-Lesões

-Fraturas

-Hospitalizações

-Dificuldade de recuperação durante infecções

-Perda da independência

Redução da qualidade de vida

-Mortalidade

 

Fatores de risco:

 

Envelhecimento

Baixos Níveis de atividade física

Desnutrição

Doenças crônicas

 

Prevenção, rastreamento e vigilãncia  devem fazer parte da rotina principalmente de pacientes dentro das condições acima.


2 Fatores fundamentais para a Prevenção ou redução dos danos da sarcopenia já identificada

 

- Exercícios fiscos, musculação com acompanhamento profissional

- Acompanhamento nutricional e planejamento alimentar adequados

 

 

A nutrição tem um papel fundamental no manejo da sarcopenia em conjunto com outros profissionais, médico, fisioterapeuta, profissional de educação física, através do planejamento alimentar e suplementar, do aporte calórico adequado, assim como a quantidade de proteínas e vitaminas diárias consumidas de acordo com cada caso podemos

 

Como conduzimos os pacientes com Sarcopenia aqui no consultório?

 

1) Se há suspeita de sarcopenia, mas o paciente ainda não passou pelo médico, nós realizamos a avaliação nutricional e física específica com imagem de Ultrassom para encaminhamento do paciente para já com os exames em mãos.

 

2) Ou o paciente que vem do médico com encaminhamento para tratamento auxiliar de sarcopenia.

Nós fazemos a adequação do planejamento alimentar e suplementar se necessário, e realizamos o acompanhamento através da avaliação da massa muscular (quantidade e qualidade) por Ultrassom, além de avaliação física e nutricional periodicamente.

 

Importante: apesar do quadro de sarcopenia remeter a perda de peso, existe a obesidade sarcopênica, um quadro aonde os dois fatores acontecem em conjunto: perda acentuada de massa muscular, perda de força, perda de função e aumento da gordura corporal.



Referências :

Cruz-Jentoft, A. J., Baeyens, J. P. et al (2010). Sarcopenia: European consensus on definition and diagnosis. Age and Ageing, 39(4), 412–423.

 

Rosenberg, I. H. (1997). Sarcopenia: Origins and Clinical Relevance. The Journal of Nu



bottom of page