top of page

Nutrir a pele não é só questão de estética, mas a nutrição pode ajudar na estética da sua pele.


Uma das etapas do atendimento nutricional é o exame físico durante o qual observamos olhos, unhas, cabelos, pele para identificar se há sinais que indiquem falta ou excesso de nutrientes.

Os sinais nunca são observados isoladamente, é um conjunto de fatores, sintomas, analises da alimentação atual e exames bioquímicos que apontam para determinada condição clínica do paciente. Por exemplo, uma pele do rosto com manchas (melasma), com sinais de ressecamento, ou ainda com excesso de oleosidade e acnes, ou uma pele corporal com celulite ou flacidez , em parte estão relacionadas com a alimentação. E existe para cada caso, opções de cardápios adequados para tratar e amenizar esses sinais, assim como nutracêuticos adequados a cada paciente, que podem ser bastante benéficos para melhora deste tipo de sinais que por vezes são motivo de queixas no consultório..

É claro que cada caso deve ser analisado individualmente, e geralmente aqui no consultório, a conduta é dividida em 3 partes: 1) retirada de alimentos inflamatórios como açúcares em excesso, e outros para estabelecer a melhora da microbiota da pele.  2) Distribuição adequada de nutrientes (macro e micro) através do planejamento alimentar, e se necessário for, 3) prescrição de nutracêuticos e nutricosméticos adequados ao caso.

Tratar a pele com alimentação, é proporcionar a beleza estética de dentro para fora, porém junto com isso vem o equilíbrio nutricional, que beneficia a saúde.

A pele reflete o seu estado nutricional e de hidratação, quando se aparenta uma pele saudável, com equilíbrio, sem manchas, acnes etc, é provável que esteja refletindo uma microbiota de pele e intestinal equilibrada, boa hidratação corporal e uma alimentação equilibrada.

Por isso é importante observar as mudanças , na textura, flacidez, cor, hidratação, pois através da nutrição estética conseguimos ajudar o paciente no tratamento e prevenção destes sinais e quanto antes se inicia a intervenção melhores são os resultados.

 

Comments


bottom of page